Operação Shamar 2025: Bahia Reforça Canais de Denúncia Contra Violência à Mulher Nesta Quinta-feira

Nesta quinta-feira (7), a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) intensifica o combate à violência contra a mulher com a atenção redobrada dos canais Disque Denúncia (181) e 190 do Centro Integrado de Comunicações (Cicom). A iniciativa faz parte da Operação Shamar 2025, uma ação nacional coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
O mês de agosto é marcado pelas comemorações dos 19 anos da Lei Maria da Penha, celebrada nesta mesma quinta-feira, e a Operação Shamar é realizada anualmente neste período como forma de reforçar a conscientização e o enfrentamento da violência de gênero. A operação também integra a campanha nacional "Agosto Lilás".
As denúncias anônimas podem ser feitas através do telefone 181 ou pelo site oficial do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.ssp.ba.gov.br), com encaminhamento para investigação pelas forças de segurança. Em situações de violência em andamento, o acionamento imediato do 190 é crucial para o envio de guarnições da Polícia Militar e, se necessário, das equipes da Polícia Civil.
A SSP-BA informou que o patrulhamento foi reforçado em todo o estado ao longo do dia, como parte das ações da Shamar, que acontece simultaneamente em outros estados brasileiros. O sigilo das denúncias é garantido por lei, e a população é encorajada a reportar qualquer situação de ameaça, agressão ou suspeita de violência doméstica.