Padre Júlio Lancellotti questiona "Deus acima de tudo" e propõe "Deus no meio de nós" em Salvador

Publicado em 07/08/2025 às 18:59:45
Padre Júlio Lancellotti questiona "Deus acima de tudo" e propõe "Deus no meio de nós" em Salvador

Durante missa celebrada na manhã desta quinta-feira (7) em Salvador, o padre Júlio Lancellotti criticou o uso da expressão "Deus acima de tudo", popularizada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em contextos políticos. O sacerdote, que presidiu a celebração no Santuário de Santa Dulce, na capital baiana, refutou a apropriação da frase religiosa para fins eleitorais, argumentando que a intenção não deve ser colocar Deus acima "por um povo abaixo".

Lancellotti fez alusão à situação das pessoas em situação de rua, que estariam em uma posição inferior na escala de igualdade social. Em contraponto, o padre defendeu a expressão "Deus está no meio de nós", que faz parte da resposta dos católicos durante uma bênção, como a correta e mais condizente com a prática religiosa.

"Não adianta dizer que está acima e por um povo abaixo de nada. Deus está no meio de nós, é isso que a gente reza e depois a gente esquece. A gente faz a invocação e todos dizem: ‘Ele está no meio de nós’. E depois fala ‘Deus acima de tudo’. Afinal, é no meio de nós ou acima? No meio, é o que nós respondemos, se não vira uma bagunça. A gente fala uma coisa e faz outra", declarou o sacerdote antes de conferir a bênção aos fiéis.

Anteriormente, durante a homilia da mesma missa, o padre Júlio Lancellotti também se posicionou a favor do fim da escala de trabalho 6x1 e da taxação de grandes fortunas no Brasil. Ele comparou a situação atual com a história de Jesus Cristo, afirmando que o que se oferece hoje aos que lutam por fraternidade e solidariedade são "coroas de espinhos", em vez de reconhecimento.