PF desarticula grupo que vendia dados de segurados do INSS em Cruz das Almas

Publicado em 20/08/2025 às 11:59:35
PF desarticula grupo que vendia dados de segurados do INSS em Cruz das Almas

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira (20) a operação "Truth" em Cruz das Almas, no Recôncavo baiano, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso suspeito de comercializar dados sigilosos de beneficiários da Previdência Social em sites na internet. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão.

As investigações, que tiveram início há aproximadamente dez meses, partiram da identificação de uma organização na Bahia responsável pela venda de cadastros e informações pessoais de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As informações, que incluíam CPF, número de benefícios e dados pessoais, eram direcionadas principalmente a advogados interessados em contestar decisões de benefícios negados ou propor ações judiciais. As listas também eram vendidas a empresas de crédito, com foco em empréstimos consignados, para que pudessem contatar segurados com benefícios ativos.

Durante as apurações, constatou-se que os envolvidos também publicavam conteúdos em vídeo na internet ensinando métodos de falsificação de documentos e orientando sobre possíveis fraudes contra a Previdência Social. No decorrer da operação, policiais apreenderam documentos e dispositivos eletrônicos que serão submetidos à perícia. A ação conta com o suporte da Coordenação-Geral de Inteligência do Ministério da Previdência Social.

O crime de divulgação de dados sigilosos ou reservados da Administração Pública pode acarretar pena de detenção de até quatro anos. O nome da operação, "Truth", faz referência ao título da página de internet utilizada para a prática das atividades investigadas, a qual, segundo a PF, já se encontra desativada.