Salvador recebeu 2,6 milhões de turistas no primeiro trimestre de 2025 e supera marca do ano passado

Salvador demonstra força no turismo com um aumento de 7,5% no número de visitantes no primeiro trimestre de 2025, alcançando a marca de 2,6 milhões de turistas em comparação com o mesmo período do ano anterior. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) divulgou os dados, celebrando o Dia Nacional do Turismo. A receita turística de 2024 na capital baiana alcançou a cifra de R$20 bilhões, representando um crescimento de 50% em relação ao ano anterior.
O setor turístico em Salvador empregou 75 mil pessoas formalmente em 2023, segundo o Relatório Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho e Emprego. Nos últimos três anos, a ocupação hoteleira, o fluxo turístico e a receita do setor têm apresentado crescimento constante, com variações acima de 5%.
A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, destacou a importância do turismo para a cidade: "Salvador se consolidou como referência nacional em turismo. A cidade se preparou para receber os visitantes durante todo o ano, não apenas no verão, e os feriados prolongados aquecem a economia local, gerando empregos e renda".
Em 2024, Salvador atraiu 9,4 milhões de turistas, um aumento de 7% em relação a 2023. Eventos como o Festival Virada Salvador e o Carnaval, que atraiu 1,2 milhão de turistas, contribuem para o sucesso do verão soteropolitano.
Os principais turistas brasileiros são provenientes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e Pernambuco. Já entre os estrangeiros, destacam-se os argentinos e americanos, seguidos por uruguaios, chilenos e franceses.