São Paulo de Zubeldía alcança feito que nem Telê e Autuori conseguiram

Publicado em 10/05/2025 às 20:40:07
São Paulo de Zubeldía alcança feito que nem Telê e Autuori conseguiram

Sob a batuta de Luís Zubeldía, o São Paulo alcançou um feito inédito em sua história na Libertadores, superando até mesmo as equipes vitoriosas de Telê Santana e Paulo Autuori. Ao vencer o Alianza Lima por 2 a 0 no Peru, o Tricolor garantiu 100% de aproveitamento como visitante na fase de grupos da competição.

Além do triunfo em solo peruano, a equipe já havia conquistado vitórias por 2 a 0 sobre o Libertad no Paraguai e por 1 a 0 contra o Talleres na Argentina. O único tropeço na campanha foi um empate em 2 a 2 com o Alianza Lima, no Morumbis.

Essa façanha inédita não foi alcançada nem mesmo nos anos dos títulos de 1992, 1993 e 2005. Em 1992, sob o comando de Telê Santana, o São Paulo obteve uma vitória, um empate e uma derrota como visitante na fase de grupos. Já em 2005, com Paulo Autuori, a equipe terminou a fase de grupos invicta, mas com três empates fora de casa.

Em 2006, com Muricy Ramalho, o São Paulo chegou ao vice-campeonato vencendo duas partidas como visitante na fase de grupos, mas perdendo outra. Nas edições seguintes, em 2007 e 2008, foram dois empates e uma derrota em cada ano, e em 2009, o Tricolor também foi superado em um dos jogos fora do Morumbi.

Com a vitória sobre o Alianza Lima, o São Paulo somou dez pontos e encaminhou a classificação para as oitavas de final. A vaga pode ser confirmada caso o Talleres vença o Libertad.

Além do feito na Libertadores, Zubeldía igualou sua maior sequência invicta no comando do São Paulo, com 12 jogos. O treinador terá a oportunidade de superar essa marca no clássico contra o Palmeiras, no domingo, pelo Brasileirão. Na quarta-feira, o Tricolor volta a campo pela Libertadores, para enfrentar o Libertad no Morumbis.