Sesab publica licitação para contratar empresa responsável pela Maternidade Prof. José Maria de Magalhães Netto

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) lançou um processo licitatório para selecionar a empresa que ficará responsável pela gestão e operacionalização da Maternidade de Referência Professor José Maria de Magalhães Netto, importante unidade de saúde localizada no bairro do Pau Miúdo, em Salvador.
A convocação, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), especifica que a empresa escolhida será responsável pelas ações e serviços de saúde da maternidade. A licitação será realizada com base na melhor técnica, conforme a publicação.
O ato está agendado para o dia 26 de junho, às 9h. Empresas interessadas podem obter mais informações e participar do processo enviando e-mail para dlc.licitacao@saude.ba.gov.br ou [email protected], ou entrando em contato pelos telefones 71-3115 4195/4340.
O anúncio da licitação ocorre oito meses após denúncias de funcionários sobre atrasos salariais. Na época, médicos da maternidade alegaram estar sem receber há dois meses, o que levou alguns a pedirem demissão. O IGH, então responsável pela administração, informou que negociava uma solução.
Em março do ano passado, a maternidade também enfrentou problemas com a refrigeração, com relatos de ares-condicionados quebrados na UTI adulta e no centro cirúrgico, além de equipamentos improvisados nas UTIs neonatais.
O Instituto de Gestão e Humanização (IGH) assumiu a administração da maternidade em 2018, por meio de dispensa emergencial de licitação, com um contrato de R$ 47,8 milhões e vigência inicial de 180 dias. Apesar disso, a empresa continuou à frente da unidade. Uma concorrência pública aberta em 2017 para a gestão da maternidade ainda não foi concluída devido a um mandado de segurança impetrado pela Hygia Saúde e Desenvolvimento Social, eliminada na fase de habilitação por não comprovar regularidade em débitos trabalhistas e FGTS.