Sindicato dos servidores públicos de Salvador aprova estado de greve; assembleia-geral é marcada para terça-feira

Publicado em 22/05/2025 às 23:41:13
Sindicato dos servidores públicos de Salvador aprova estado de greve; assembleia-geral é marcada para terça-feira

O Sindicato dos Servidores da Prefeitura do Salvador (Sindseps) aprovou, nesta quinta-feira (22), o estado de greve para toda a categoria. A decisão foi tomada pela diretoria do Sindseps durante ato realizado na Praça Thomé de Souza, que protestava contra a proposta de reajuste salarial apresentada pela administração municipal.

Uma assembleia-geral da categoria está marcada para a próxima terça-feira, quando será avaliada a possibilidade de deflagrar greve por tempo indeterminado.

Durante a mobilização, os servidores também expressaram solidariedade a Bruno Carianha, um dos coordenadores do sindicato, que foi detido anteriormente sob alegação de incitar a invasão do plenário da Câmara de Vereadores. No ato, foi confirmada a preparação para uma mobilização conjunta com os professores municipais, que já estão em greve há mais de 15 dias.

Entre as principais reivindicações dos servidores municipais está a busca por uma maior participação no Orçamento da cidade, que, segundo a categoria, destina apenas 33% para a folha de pagamento atualmente. Os trabalhadores argumentam que o índice de 4,83% sugerido pela Prefeitura é insuficiente para repor as perdas salariais e cobrir a defasagem dos vencimentos-base.