Corregedoria de Justiça da Bahia lança "Projeto Raio-X Estratégico" para reduzir congestionamento processual

Publicado em 25/04/2025 às 14:11:31
Corregedoria de Justiça da Bahia lança "Projeto Raio-X Estratégico" para reduzir congestionamento processual

A Corregedoria-Geral da Justiça da Bahia lançou, nesta sexta-feira (25), o "Projeto Raio-X Estratégico", liderado pelo Desembargador Roberto Maynard Frank. O objetivo é otimizar o andamento processual em 20 varas judiciais baianas que apresentam lentidão. A iniciativa busca acelerar o trabalho do Judiciário, diminuir o número de processos pendentes e adequar as varas às metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Com duração prevista até 30 de outubro de 2025, o projeto focará em varas especializadas em áreas como Cível, Família, Sucessões e Direito do Consumidor, localizadas em cidades como Salvador, Feira de Santana, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista. Entre as unidades contempladas, destacam-se a 9ª Vara Cível e Comercial de Salvador, a 2ª Vara de Família de Salvador e a 1ª Vara Cível de Irecê.

O projeto foi motivado pelos altos índices de congestionamento identificados nessas varas, com processos paralisados por mais de 100 dias e dificuldades no cumprimento das Metas 1 e 2 do CNJ, que visam à celeridade processual e à eficiência na condução de ações judiciais.

A Corregedoria-Geral da Justiça ressalta que, caso sejam encontradas irregularidades ou descumprimento de deveres funcionais, medidas administrativas poderão ser implementadas.