Em Brumado, professores protestam contra privatização e militarização de ensino

Publicado em 24/04/2025 às 11:29:32
Em Brumado, professores protestam contra privatização e militarização de ensino

Em Brumado, no coração do Sertão Produtivo, professores realizaram um protesto nesta quarta-feira (23), em adesão ao Dia Nacional de Paralisação dos Professores. A manifestação, liderada pela APLB Sindicato, teve como foco a oposição à privatização e militarização das escolas na região.

Joelma Machado, diretora da APLB, expressou ao Achei Sudoeste a preocupação da categoria com as mudanças propostas, argumentando que elas podem diminuir os investimentos públicos e comprometer o direito a uma educação de qualidade.

Durante o ato, os professores reivindicaram a realização de mais concursos públicos, buscando reduzir a dependência de contratos temporários e precários, que, segundo eles, fragilizam a carreira docente. A reforma do ensino médio também foi alvo de críticas, com os manifestantes apontando para os potenciais impactos negativos sobre os estudantes.

"Esta é uma luta que transcende a APLB, unindo todos que podem ser afetados pela privatização das escolas públicas, incluindo os poderes constituídos. Estamos aqui em um verdadeiro exercício de cidadania", declarou a diretora da APLB local.