Fazenda Grande I foi o bairro mais afetado pela violência armada em abril

Publicado em 09/05/2025 às 16:10:07
Fazenda Grande I foi o bairro mais afetado pela violência armada em abril

Fazenda Grande I, em Salvador, registrou o maior número de tiroteios na capital baiana em abril, com sete ocorrências e pelo menos dois feridos, conforme levantamento do Instituto Fogo Cruzado. Os dados revelam um cenário preocupante de violência na cidade, que contabilizou 155 confrontos armados em Salvador e Região Metropolitana no período, resultando em 131 óbitos e 24 pessoas feridas.

No total, 155 pessoas foram baleadas durante o mês, com 131 mortes e 24 feridos. Apesar de uma leve queda de 3% no número total de tiroteios em relação a abril de 2024, houve um aumento de 5% no número de pessoas baleadas, indicando uma maior letalidade dos confrontos.

As ações policiais foram responsáveis por 71 dos 155 tiroteios, representando o maior número de ocorrências desse tipo em 2025 e um aumento de 20% em relação a abril de 2024, quando foram registradas 59 operações com participação das forças de segurança.

Além de Fazenda Grande I, outros bairros também apresentaram altos índices de violência. Jardim Nova Esperança teve seis tiroteios e seis mortos, enquanto o Engenho Velho da Federação registrou cinco confrontos, com seis mortos e três feridos. Lobato e Sussuarana somaram cinco tiroteios e quatro mortos cada, e Beiru/Tancredo Neves teve quatro ocorrências e duas mortes.