Hugo Calderano fica com prata inédita no Mundial de tênis de mesa

Publicado em 25/05/2025 às 19:35:12
Hugo Calderano fica com prata inédita no Mundial de tênis de mesa

Hugo Calderano, aos 28 anos, conquistou neste domingo (25) uma medalha de prata histórica para o Brasil na Copa do Mundo de tênis de mesa. O feito representa o primeiro pódio masculino do país na competição. Na grande final, Calderano enfrentou o chinês Wang Chuqin, atual número 2 do mundo e considerado o favorito ao título. O brasileiro foi superado por 4 sets a 1, com parciais de 12/10, 11/3, 4/11, 11/2 e 11/7. Chuqin, que recentemente brilhou nos Jogos Olímpicos de Paris com duas medalhas de ouro (equipes e duplas mistas), impôs seu ritmo na maior parte do confronto decisivo.

Após a partida, Calderano avaliou sua performance e a semana de competição: "Foi uma semana incrível. Eu estava vindo de um título da Copa do Mundo [anterior], jogando muito bem. Sabia que seria um grande desafio manter essa forma aqui nesse mundial, porque o nível do tênis de mesa é muito alto e muitos jogadores de altíssimo nível. Mas, estou muito orgulhoso de conseguir mais uma vez jogar nesse nível", afirmou o atleta. Ele também expressou o desejo de continuar evoluindo e fez questão de agradecer: "Espero continuar evoluindo cada vez mais e aproveitar para agradecer todo mundo que acompanhou, que me apoiou, que mandou mensagem, que mandou força. Muito obrigado de coração a todos vocês e a gente segue em frente".

Apesar da derrota na final, a medalha de prata de Hugo Calderano é um marco inédito, solidificando ainda mais o nome do brasileiro na história do esporte e elevando o patamar do tênis de mesa nacional no cenário mundial.