Mais de 260 mil eleitores podem ter o título cancelado na Bahia

Mais de 260 mil eleitores baianos correm o risco de ter seus títulos cancelados por não votarem, não justificarem a ausência ou não pagarem as multas referentes aos três últimos pleitos consecutivos. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, Salvador concentra o maior número de eleitores em situação irregular, com mais de 62 mil casos.
Para evitar o cancelamento da inscrição eleitoral, os eleitores nessas condições têm até 19 de maio de 2025 para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral. O cancelamento do título impede o cidadão de se inscrever em concursos públicos, assumir cargos ou funções públicas, obter empréstimos em instituições financeiras públicas ou com participação governamental, e emitir passaporte ou carteira de identidade (com exceção de brasileiros no exterior que necessitem retornar ao país).
Além de Salvador, outras cidades baianas também registram um número significativo de títulos irregulares: Feira de Santana (9.601), Vitória da Conquista (7.503) e Camaçari (5.924).
Os eleitores podem verificar sua situação eleitoral através do site do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br), do aplicativo e-Título (disponível para Android e iOS) ou pelo telefone (71) 3373-7000. A consulta também pode ser feita pessoalmente em cartórios eleitorais ou postos da Justiça Eleitoral.
Em caso de pendências, como multas por ausência nas eleições ou nos trabalhos eleitorais, o eleitor deve quitar os débitos através do Autoatendimento Eleitoral. Após o pagamento, será possível concluir a regularização e evitar o cancelamento definitivo do título.
O atendimento presencial também está disponível nos Cartórios Eleitorais, postos descentralizados da Justiça Eleitoral e postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) em Salvador e no interior do estado. Na capital, a Central de Atendimento ao Público, na sede do TRE-BA, também oferece o serviço.