Tragédia em El Teniente: 4 Mineiros Mortos Após Terremoto em Maior Mina de Cobre do Mundo

A estatal chilena Codelco confirmou a morte de quatro trabalhadores na mina de cobre El Teniente, o maior depósito de cobre do mundo, após um terremoto ter provocado o colapso de parte da estrutura subterrânea. Os mineiros estavam desaparecidos desde quinta-feira (31), quando um abalo sísmico de magnitude 4,2 atingiu a região.
Os corpos foram localizados entre sábado (2) e domingo (3). Um quinto trabalhador continua desaparecido, e as equipes de resgate seguem ativamente em sua busca. "Trabalhamos durante a noite com o máximo cuidado, examinando metro por metro. Também não quero criar falsas esperanças. Esperemos que nossos socorristas continuem progredindo", declarou Andes Music, gerente-geral da mina El Teniente, em coletiva de imprensa.
O terremoto causou o bloqueio de acessos à área conhecida como Teniente 7, o que tem dificultado as operações de resgate. Até a manhã deste domingo, 24 dos 90 metros de passagens bloqueadas, essenciais para alcançar os mineiros, haviam sido desobstruídos.
Além das quatro vítimas fatais, o acidente resultou na morte de outro trabalhador e deixou nove feridos durante o tremor. Os funcionários envolvidos no incidente eram contratados da empresa Gardilcic, prestadora de serviços à Codelco.
A Codelco informou que as atividades na unidade foram reduzidas desde o acidente e que as condições da estrutura continuam sob monitoramento constante para assegurar a segurança das equipes de resgate.