Trump afirma que Índia vai pagar multa por comprar energia e equipamentos militares da Rússia; governo impõe taxa de 25%

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (30) que a Índia será taxada em 25% como retaliação pela compra de energia e equipamentos militares da Rússia. O republicano justificou a medida em uma publicação na rede social Truth Social, alegando que, apesar de ser amiga dos EUA, a Índia possui tarifas de importação extremamente elevadas e barreiras comerciais mais rigorosas do que a maioria dos países.
Trump destacou que a Índia tem historicamente adquirido seus suprimentos militares e de energia da Rússia, mesmo diante dos apelos globais para que Moscou cesse a violência na Ucrânia. "Tudo isso não é bom!", declarou o presidente, adicionando que a Índia "pagará uma tarifa de 25% mais uma multa pelo citado acima, começando a partir de 1º de agosto".
O presidente também reiterou que o prazo para a entrada em vigor dessas tarifas, 1º de agosto, será mantido e não haverá prorrogação. "Primeiro de agosto é um grande dia para a América", concluiu Trump.