Ainda sem papa, cardeais se reúnem em mais duas votações nesta quinta para escolher novo pontífice; saiba horários

O Conclave no Vaticano prossegue nesta quinta-feira (8) com mais duas rodadas de votação para eleger o novo Papa. A decisão ocorre após a segunda fumaça preta do dia, sinalizando que nenhum cardeal atingiu os 89 votos necessários para a eleição, ter sido emitida por volta das 7h (horário de Brasília) da chaminé da Capela Sistina.
Apesar do impasse inicial, a esperança de um novo pontífice ainda persiste, já que nos dois últimos Conclaves, os Papas foram escolhidos nesta fase. A eleição de um novo Papa será sinalizada pela fumaça branca emanando da chaminé vaticana. Até lá, os cardeais permanecem em isolamento.
O primeiro dia do Conclave, na quarta-feira (7), também terminou sem um eleito, com a tradicional fumaça preta. O processo começou por volta das 13h (horário de Brasília), com o fechamento das portas da Capela Sistina. Horas antes, os 133 cardeais eleitores prestaram juramento de sigilo e participaram da missa "Pro Eligendo Romano Pontifice" na Basílica de São Pedro.
A divulgação do resultado da primeira votação, prevista para as 14h, atrasou e ocorreu apenas por volta das 16h. Especialistas atribuíram o atraso a uma pregação e reflexão mais longa que o habitual, com duração de aproximadamente 45 minutos, e ao maior número de cardeais participantes neste ano.
As próximas votações desta quinta-feira estão programadas para as 12h30 (horário de Brasília) - 17h30 em Roma - e para as 14h (horário de Brasília) - 19h em Roma.