Conmebol anuncia final da Sul-Americana 2025 em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia

A Conmebol confirmou oficialmente nesta terça-feira (20), por meio de suas plataformas digitais, que a cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, sediará a final da Copa Sul-Americana. Esta será a primeira vez que a Bolívia recebe a decisão de um torneio organizado pela confederação sul-americana desde a implementação do formato de final única.
A partida decisiva está prevista para ocorrer em 22 de novembro, uma semana antes da final da Copa Libertadores. Embora o estádio específico ainda não tenha sido divulgado pela Conmebol, a expectativa é que o confronto aconteça no Ramón Tahuichi Aguilera, arena utilizada pelos clubes locais Blooming e Oriente Petrolero.
O estádio Ramón Tahuichi Aguilera possui capacidade para 35 mil espectadores. Santa Cruz de La Sierra, localizada a pouco mais de 400 metros acima do nível do mar, oferece uma altitude que não deve representar um fator de grande impacto no desempenho físico das equipes em campo.
BRASILEIROS NA DISPUTA
A edição a ser disputada em Santa Cruz de La Sierra marcará a sétima final única da Copa Sul-Americana. O Brasil, até o momento, não foi escolhido como sede para a decisão sob este formato e contabiliza apenas um campeão desde sua adoção: o Athletico-PR. O clube paranaense sagrou-se campeão ao superar o RB Bragantino na final realizada no histórico estádio Centenário, em Montevidéu, Uruguai.
Nesta temporada, seis equipes brasileiras seguem na busca pelo título da Sul-Americana. Com exceção do Cruzeiro, eliminado na fase de grupos, Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio, Vasco e Vitória continuam na briga. Adicionalmente, clubes brasileiros que terminarem em terceiro lugar em seus grupos na Copa Libertadores também integrarão a disputa da Sul-Americana em 2025.
Confira as finais únicas da Copa Sul-Americana até o momento e as sedes anunciadas:
2019: Independiente del Valle 3 x 1 Colón (Nueva Olla, Assunção)
2020: Defensa y Justicia 3 x 0 Lanús (Mario Alberto Kempes, Córdoba)
2021: Athletico-PR 1 x 0 Bragantino (Centenário, Montevidéu)
2022: Independiente del Valle 2 x 0 São Paulo (Mario Alberto Kempes, Córdoba)
2023: LDU 1 (4) x (3) 1 Fortaleza (Domingo Burgueño, Maldonado)
2024: Racing 3 x 1 Cruzeiro (Nueva Olla, Assunção)
2025: Santa Cruz de la Sierra (estádio ainda não anunciado)