Novo papa Leão XIV tem ligação com o esporte, mas prefere tênis e beisebol ao futebol

A eleição de Robert Prevost como Papa Leão XIV despertou interesse sobre suas preferências esportivas, notadamente em contraste com o conhecido fanatismo futebolístico de seu antecessor, Francisco, torcedor do San Lorenzo. Nascido nos Estados Unidos e naturalizado peruano, Leão XIV não revelou abertamente sua predileção por clubes de futebol, mas informações sobre seus gostos esportivos vieram à tona.
Segundo o jornalista Osler Lesclano, da TV Perú Noticias, o novo pontífice simpatiza com o Alianza Lima, clube tradicional do Peru. Lesclano relatou tê-lo visto em 2018 na Festa da Cruz de Motupe, ressaltando sua proximidade com jovens, paróquias e esportes, e sua ligação com o Alianza Lima, assim como o Bispo Daniel Turley Murphy, ambos membros da Ordem de Santo Agostinho.
Nos Estados Unidos, o beisebol parece ser seu esporte de maior afinidade. Apesar de boatos de que torceria para o Chicago Cubs – inclusive propagados pelas redes sociais do clube – o irmão de Leão XIV negou a informação, assegurando que ele é, na verdade, torcedor do Chicago White Sox, o principal rival dos Cubs.
Contudo, é no tênis que o novo líder da Igreja Católica demonstra sua verdadeira paixão esportiva. Em declaração recuperada pelos jornais La Nación e Pillar Catholic, ele se declarou um grande aficionado por tênis, expressando o desejo de retornar às quadras assim que possível.
Antes de ascender ao papado, Robert Prevost viveu muitos anos em Chiclayo, no Peru, onde exerceu seu trabalho pastoral. Curiosamente, o clube local se chama San Lorenzo de Almagro, com escudo e cores similares ao time argentino do Papa Francisco, gerando alguma confusão. Apesar dessas coincidências e da simpatia pelo Alianza Lima, Leão XIV não se mostra um entusiasta do futebol, mantendo o tênis como seu esporte predileto.