Provas do Enem 2025 serão nos dias 9 e 16 de novembro

Publicado em 09/05/2025 às 13:28:07
Provas do Enem 2025 serão nos dias 9 e 16 de novembro

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 já tem data marcada: as provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 9 e 16 de novembro. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

Os interessados em participar do exame deverão se inscrever entre os dias 26 de maio e 6 de junho, exclusivamente pela página do participante no site do Enem.

A taxa de inscrição é de R$ 85, mas a isenção é garantida para estudantes que cursaram o 3º ano do ensino médio em escolas públicas, participantes do programa Pé-de-Meia, alunos que fizeram todo o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais em escolas particulares, e inscritos no CadÚnico com renda familiar de até três salários mínimos ou meio salário mínimo por pessoa. O prazo para solicitar a isenção já se encerrou, no dia 2 de maio, mas mesmo com a isenção aprovada, é imprescindível que o candidato realize a inscrição dentro do prazo estipulado.

O Enem é a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil, com seus resultados sendo utilizados para ingresso em universidades por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Financiamento Estudantil). Além disso, diversas universidades no exterior também aceitam as notas do exame.

Segundo Camilo Santana, o edital do Enem 2025 será divulgado em breve. A expectativa é que o exame mantenha o formato das edições anteriores, com quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa.

As provas abrangem as áreas de conhecimento do ensino médio e seus respectivos componentes curriculares: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação), Ciências Humanas e suas Tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (química, física e biologia) e Matemática e suas Tecnologias.

No primeiro dia de prova (9 de novembro), os candidatos responderão a 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias, e realizarão a redação, na qual deverão elaborar um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas sobre um tema de cunho social, científico, cultural ou político.

Já no segundo dia (16 de novembro), serão aplicadas 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias.