Salvador supera média histórica de chuvas em maio e Defesa Civil emite alerta para risco de deslizamentos

Salvador enfrenta um período de chuvas intensas desde a madrugada desta quinta-feira (8), com acumulados que já ultrapassam os 50 milímetros em bairros como Federação, Brotas e Chapada do Rio Vermelho, conforme dados da Defesa Civil (Codesal). O volume total de precipitação nos últimos dias já superou os 400 milímetros, ultrapassando a média histórica de maio, que é de 302,2 mm.
O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo, emitiu um alerta sobre o alto risco de deslizamentos de terra em diversas áreas da cidade, devido à saturação do solo. A previsão indica que as chuvas devem persistir durante a manhã, com tendência de diminuição ao longo da tarde, e um tempo mais estável no fim de semana, embora com possibilidade de pancadas isoladas. Uma nova frente fria pode trazer instabilidade na próxima semana.
Macedo reforça a importância da atenção redobrada da população, especialmente por maio ser historicamente o mês mais chuvoso do ano e a média já ter sido ultrapassada. A Codesal orienta que qualquer ocorrência seja comunicada imediatamente pelos canais oficiais para garantir uma resposta rápida e eficiente às emergências.
A previsão para esta quinta-feira (8) é de céu nublado, com pancadas de chuva ao longo do dia e temperaturas entre 23°C e 28°C. O trânsito apresenta complicações em avenidas como a Paralela e a San Martin.
??VÍDEO:Salvador supera média histórica de chuvas em maio e Defesa Civil emite alerta para risco de deslizamentos
Confira?????? pic.twitter.com/mYGaJG3oZc
— Bahia Notícias (@BahiaNoticias) May 8, 2025
??VÍDEO:Salvador supera média histórica de chuvas em maio e Defesa Civil emite alerta para risco de deslizamentos
Confira?????? pic.twitter.com/HnLNMSNo3V
— Bahia Notícias (@BahiaNoticias) May 8, 2025