Chico Buarque e Gilberto Gil acusam ex-Pixies de plágio de 'Cálice'

A cantora Paz Lanchantin, 51 anos, ex-baixista e vocalista da icônica banda norte-americana Pixies, foi notificada por Gilberto Gil, 83 anos, e Chico Buarque, 81 anos, através da Sony Publishing. A acusação é de suposto plágio à canção "Cálice", lançada pela dupla em 1979.
A semelhança entre "Hang Tough", nova faixa de Lanchantin divulgada em 18 de agosto, e um dos maiores sucessos de Chico e Gil, foi primeiramente identificada por internautas no YouTube. Posteriormente, a equipe dos músicos também percebeu a similaridade e acionou a Sony Publishing, responsável pela gestão do catálogo musical dos artistas, para formalizar a notificação de plágio da melodia.
A interpolação musical ocorre quando uma gravação é recriada nota por nota, refletindo a composição original. Essa prática, mesmo quando há inspiração e não uma cópia exata, exige autorização e crédito à obra original para não configurar plágio.
Vale ressaltar que "Cálice" foi lançada em um contexto de ditadura e sua letra carrega uma forte metáfora sobre o período de violência e censura. Em "Hang Tough", Paz Lanchantin aborda o tema de uma desilusão amorosa. Até o momento, a artista argentina não se manifestou sobre a polêmica.